e

Psicoterapia

Post 1.: A Importância do Diálogo


Na definição, diálogo significa:  fala em que há a interação entre dois ou mais indivíduos; colóquio, conversa;contato e discussão entre duas partes em busca de um acordo. 

Em todos os tipos de relação, em todas as situações, o diálogo é o melhor caminho.Por mais tensa que seja a situação, o caminho mais assertivo é o da conversa; da exposição dos pensamentos e escuta dos pensamentos e sentimentos do outro. 
Para que o diálogo funcione, ambas as partes devem se expor e serem ouvidas, sem medo de retaliação e com a consciência de que, neste diálogo a parte preponderante é a situação emocional.
A dica para não perder a razão e piorar a situação a ser resolvida é refletir sobre as possibilidades do diálogo, compreender e mensurar cada prisma da situação. Não importa que na hora as palavras usadas sejam diferentes, o que importa é que o que deve ser dito precisa estar claro e e que haja o controle interno para que o diálogo continue com as características propostas pelo termo do início ao final da conversa.