e

Gestão RH

Post 1.: As pessoas são a alma do negócio



Embora as formações em gestão de pessoas e as bibliografias contemporâneas afirmem que o maior valor de uma empresa são as pessoas que nela trabalham, a verdade é que o recursos humanos, em suas características gerais, está a léguas de possuir um contexto de todo humanizado.

O mundo corporativo esta mudando, novos profissionais estão se formando e se especializando, mas para que a gestão de pessoas de fato seja implantada, é necessário que o foco seja o próprio humano, e não sua produtividade ou o valor de suas criações.

Creio que, o foco da gestão de pessoas, hoje, seja a relação de parceria entre os indivíduos, que sabem o que devem fazer, como, quando e porque, além de compreenderem suas responsabilidades de forma a estarem livres para contribuir com melhorias ou, até mesmo críticas em relação ao trabalho.Além disso, uma boa gestão de pessoas deve ver o indivíduo como um ser relacional, com sentimentos e necessidades e que precisará de suporte da empresa como benefícios que ele, de fato necessite. Na balança, existe um ônus para a empresa na hora de fechar a folha de pagamento; mas existe um bônus muito maior no que diz respeito à motivação ao trabalho e satisfação pessoal, o que invariavelmente reflete na qualidade dos serviços prestados.

No final das contas, uma boa gestão de pessoas reflete mais dentro do que fora, pois está contida justamente na força motriz que gera os resultados!